Em 2022, na primeira edição do MEO Kalorama, conseguimos alcançar os seguintes resultados:

- 4,100 REFEIÇÕES DOADAS

- 62% DE RECICLAGEM (38% DOS RESÍDUOS FORAM PARA GERAR ENERGIA)

- 2,000m2 RELVA SINTÉTICA DOADA A ONG (TODA A RELVA USADA NO EVENTO)

- 100% REUTILIZAÇÃO DAS LONAS (DOAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM PRODUTOS)

- ZERO RESÍDUOS PARA ATERRO

- 7,5 toneladas de plástico reciclado

- 70% da energia fornecida pela rede

- €1.261 angariados para a associação Chelas é o SÍTIO

- 60 bilhetes doados a ONG local (EQUIVALENTE A 3.660€)

- 50 pessoas DA EQUIPA E DA SEGURANÇA FORMADAS em COMO ACOLHER A DIFERENÇA

- 217 MORADORES empregados

- 103 ARTISTAS LOCAIS ATUARAM NUM DOS PALCOS

 

Para 2023 assumimos os seguintes compromissos:

- Reduzir a geração de resíduos em 10%

- Reduzir o plástico em 10%

- Reduzir em 10% o consumo de combustível

- 80% de satisfação na avaliação em inclusão

- Desenvolver um projeto com a comunidade

- 80% dos nossos stakeholders conhecem o nosso compromisso com a sustentabilidade

- Contratação de artistas locais

Implementando as seguintes medidas:

Reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados

- Estabelecer parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Valorsul para uma correta destinação dos resíduos.

- Proibir a utilização de sacos de plástico, embalagens primárias e o excesso de embalagem de qualquer tipo de material.


- Optar por utensílios mais sustentáveis nas áreas de F&B.

- Promover a correta separação entre o público: através e campanhas, sinalética.

Proibir a construção no parque: 
- Optar por estruturas modulares e alugadas com objetivo de reduzir significativamente a produção de resíduos nas fases de montagem e desmontagem.
- Promover a utilização de elementos cenográficos reutilizáveis ou recicláveis.

- Proibir a distribuição de folhetos no evento.

- Doar sobras alimentares em boas condições à Refood para distribuição por pessoas e famílias carenciadas nas imediações do parque.


- Trabalhar economia circular entre patrocinadores e fornecedores.


- Doar materiais após a desmontagem.

Formar, informar e fiscalizar: 
- Informar todos os Parceiros para a correta separação dos resíduos para que sejam corretamente destinados
- Distribuir a todos os parceiros as regras de gestão de resíduos e outras informações sobre sustentabilidade; 
- Formação dos colaboradores, fornecedores e parceiros; 
- Sessões de esclarecimento para todos que operam.

- Separar corretamente óleos alimentares, orgânicos enviando para reciclagem e valorização.

Avaliar criteriosamente os brindes

Avaliar a necessidade de distribuição de brinde, a opção deve ser sempre não recorrer a brindes.

 

- UTILIDADE

Quanto mais útil for o brinde para o dia a dia, menor a probabilidade de que termine no chão no final do evento e maior o impacto da marca, pois o brinde será usado para além do festival.

 

- MENSAGEM

Procurar associar o brinde às ideias de responsabilidade socioambiental e garantir que o brinde estimule o engajamento do público com a mensagem do Meo Kalorama.

 

- MATERIAIS

É importante considerar materiais reciclados e/ou recicláveis como matéria-prima para os brindes; evitar equipamentos eletrônicos que tenham necessidade de pilhas.

 

- FORMATO

É PROIBIDA distribuição no evento de flyers ou brindes que se assemelhem a flyers, papéis sem outra utilidade além de servir como material de divulgação

 

- EMBALAGEM

Os brindes devem ser transportados para o recinto devem vir em caixas de papelão e sem embalagem individual; deve ser evitado o plástico para embalagem secundária dos brindes e os mesmos deverão ser entregues ao público sem embalagens primárias.

Controlar e reduzir o consumo de plástico

- Proibir a utilização de sacos de plástico, embalagens primárias.

- Utilização de copo reutilizável.

- Incentivo ao refill do copo e de garrafas reutilizáveis.

- Avaliação criteriosa dos brindes.

- Se necessário a utilização de plásticos fomentar o de origem vegetal.

Implementar medidas de redução para o consumo de água

- Promover a utilização racional de água. Em todas as instalações onde haja utilização de água sensibilizar todos os operadores para a poupança de água, recorrendo a cartazes e autocolantes apelativos.

- Disponibilidade de água potável gratuitamente.

- Escolher equipamentos eficientes.

- Optar por torneiras e chuveiros que permitam reduzir o fluxo de água ou que fechem automaticamente, afim de evitar o desperdício da mesma.

- Fomentar as boas práticas diárias.

- Verificar e se necessário ajustar o volume de água gasta nos vasos sanitários, sempre que possível ajustar o sensor instalado na descarga ou introduzir uma garrafa PET de 1,5lt cheia de água.

- Fechar sempre as torneiras dos WC’s quando não é necessário.

- Usar o mesmo copo ou garrafa refill ao longo do dia, reduzindo o número de copos para lavar.

Minimizar o consumo de gasóleo

-Envolver todos na economia de energia, utilizando uma comunicação apelativa e efetiva:
- Ativar o modo de economia de energia em todos os equipamentos que permitirem e que não irão atrapalhar no desempenho
- Ajustar o ar condicionado sempre em temperaturas confortáveis - cerca de 23ºC no Verão e 18ºC no Inverno -, e evitar ter os mesmos trabalhando com as janelas e/ou portas abertas. 
- Desligar os equipamentos que não estão a ser utilizados, ou sempre que se sai duma sala (iluminação, computadores, impressoras, ar condicionado,…)
- Planear cuidadosamente a localização dos aparelhos de forma a garantir uma temperatura uniforme em todos os locais, evitando carga excessiva e mal uso. 
- Retirar os carregadores de equipamentos elétricos e eletrónicos das tomadas.
- Os equipamentos com classificação energética de A a A+++, consomem menos energia e devem ser priorizados no momento da escolha dos equipamentos de iluminação e refrigeração. 
- Fazer um planeamento eficiente do parque de geradores para diminuir o consumo de combustível. 
- Considerar opções mais sustentáveis de geradores.
- Explorar a possibilidade de instalar equipamentos de produção de energia renovável para fornecimento de energia de algumas áreas do evento, comunicando ao público e parceiros a energia produzida e as emissões de gases evitada com a alternativa limpa.
- Envolver os parceiros nesta temática.

Promover a mobilidade sustentável

- Sensibilizar os Parceiros para os efeitos de otimizar o transporte de carga - diminui-se o número de veículos e assim os gases com efeito de estufa que resultam do transporte de carga. Além de trazer benefícios financeiros associados a pedágios, consumo de combustível, etc.

- Recorrer às tecnologias de conference call (via telefone, Internet, ou por videoconferência), evitando as emissões de carbono das viagens correspondentes.

- Negociar com as operadoras de transportes coletivos um conjunto de medidas de incentivo ao uso de transportes coletivos na deslocação do público e adaptar a oferta e os horários às necessidades.

- Criar corredores para pedestres, com segurança, nas proximidades do local do evento, com especial atenção aos terminais de transporte coletivo.

- Assegurar uma zona especial para estacionamento de táxis.

- Criar Bike Park.

- Divulgar as ações de gestão da mobilidade e acessibilidade previstas através de uma campanha de comunicação nos vários meios de forma inclusiva.

- Disponibilizar no site do evento informação sobre a oferta de transportes coletivos até ao local e respetivos horários, e sobre outras eventuais iniciativas que possam afetar o acesso ao local do evento.

Contratar alojamento sustentável

- Optar por instalações hoteleiras próximas do recinto e com boas ofertas de transporte público.
- A proximidade da unidade hoteleira ao local de trabalho, por exemplo aos escritórios e ao local do evento, reduz as distâncias percorridas em deslocações e, consequentemente, as emissões de carbono. Além de contribuir com a qualidade de vida da equipa.
- Verificar se as unidades de hospedagem selecionadas dispõem de um Sistema de Gestão - - Ambiental (por exemplo, ISO 14001; EMAS) ou se implementa medidas de controle do consumo de energia (como iluminação eficiente, equipamentos de classe A a A+++, entre outras). 
- Analisar ainda a existência de programas de redução de consumos de água. 
- Optar por unidades que facilitem o check-in e check-out sem recurso a formulários em papel, entre outros recursos.
- Confirmar a existência de programas de reciclagem incluindo de resíduos orgânicos e óleos alimentares.
- Verificar se é disponibilizado aos hóspedes um sistema de reutilização de toalhas de banho e roupa de cama.

Ser um evento inclusivo

- Garantir acesso através da rampa na entrada do parque.
- Criar espaços de estacionamento dedicados.
- Garantir equipa de apoio especializada logo desde a entrada para apoio a quem precisar.
- Criar plataformas nos palcos para pessoas com mobilidade condicionada, com pontos de eletricidade para carregamento de cadeiras.
- WC dedicados
 
- Disponibilizar no site todas as informações, incluindo dos espaços e experiências que são acessíveis.
- Site e redes sociais inclusivas e acessíveis.
- Criar meios de comunicação acessíveis, como e-mail, número de telemóvel para qualquer questão, antes e durante o evento.
- Criar inquérito para avaliar se o público sente que o evento é acessível, e para todos os grupos.
 
- Estabelecer parcerias com ONG que trabalhem o tema, para avaliar e propor melhorias.
- Incluir critérios de diversidade nas contratações.
- Desenvolver campanhas internas para trabalhar o tema entre a equipa e preparar a equipa para acolher a diversidade no dia a dia através de formações e ações de sensibilização.
- Criar as condições físicas necessárias para o acesso de todos na equipa.
- Sensibilizar os nossos parceiros para o tema através das sessões de esclarecimento e manuais
- Avaliar possibilidade de WC sem género
- Criar inquérito para avaliar se o público sente que o evento é para todos os grupos.
- Formar a equipa de comunicação de forma a implementar critérios de diversidade em todas as nossas comunicações para que todos se revejam e sintam que o Meo Kalorama é um evento para todos. 
- Convidar influenciadores que focam no tema da inclusão e diversidade.

Deixar um legado positivo na comunidade

- Oferta de bilhetes a associações e organizações envolventes na comunidade de forma a proporcionar acesso à cultura.
- Empregabilidade dos moradores nas mais variadas áreas.
- Apoio a projetos locais, envolvendo os artistas e parceiros.
- Espaço para mostra de talentos locais, quer seja nos palcos como noutros locais. Criação de uma obra de arte entre um artista conceituado e artistas locais.
 
- Doação de sobras alimentares em boas condições a famílias locais carenciadas.
- Doação de materiais no final do evento a escolas e associações locais.

Envolver todos na nossa politica de sustentabilidade

Artistas

- Email a managers comunicando os compromissos de sustentabilidade.

- Pedido de artigos para leilão para angariar verbas para uma causa social.

 

Equipa

- Auscultar a equipa.

- Dar formação.

- Guia para equipa sustentável.

 

Público

- Informar nas redes quais as boas práticas de sustentabilidade.

- Guia para festivaleiro sustentável.

 

Patrocinadores e Fornecedores

- Manual de boas práticas para parceiros, para além do plano de sustentabilidade.

- Envolver nas ações/causas sociais a apoiar.

 

Apoiar a economia local

- Optar por fornecedores locais, reduz a pegada carbónica associada à deslocação e contribui para o desenvolvimento económico local.

- Fomentar os produtos alimentícios locais e sazonais.

- Contratar mão de obra local.

COMPROMETEMO-NOS A:

- Monitorizar todas as operações

- Definir propostas de melhoria

- Definir metas para a próxima edição

- Reportar

- Celebrar os bons resultados

Nossos partners

A ANEBE (Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas) em parceria com a DICAD irá realizar a Ação  “Menores nem uma gota” e ação venda responsável de álcool e de Redução de Riscos no uso de álcool e drogas que visa sensibilizar os participantes do festival para o consumo moderado de álcool e contempla intervenções junto dos operadores e funcionários de bares acerca da venda responsável de bebidas alcoólicas, com especial foco na completa proibição de bebidas alcoólicas a menores de idade.

 

APERCIM através da inclusão no âmbito do trabalho estará no catering da MEO Kalorama dando suporte na operação da alimentação de toda a produção do festival.

 

APPDI (Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão) dará formação sobre acolhimento das diferenças para a equipa, mensagens de diversidade e inclusão que serão espalhadas pelo festival.

 

AUREN realiza a cálculo da pegada carbónica do evento, para que o festival possa definir objectivos futuros a atingir e medidas de melhoria a aplicar.

 

Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a ValorSul serão parceiros para colaborar na efetividade e eficiência do nosso plano de gestão de resíduos abrangente e exigente. Com comunicação de apelo à participação de todos. Onde incentivamos à reutilização do copo reutilizável que iremos disponibilizar ao público, e das garrafas de água.

 

A EPAL participa mais uma vez através da instalação de mais bebedouros para refill das garrafas de água, e de aguadeiros a distribuir água pelo parque, principalmente nas frentes de palcos

 

A E-solidar através da plataforma de arrecadação de fundos irá ajudar a angariar verbas com os leilões de artigos doados por artistas durante o festival.

 

Quercus colabora com o festival na campanha de sensibilização ambiental para os festivaleiros.

 

A Refood 4 Good participa na ação de promover o reaproveitamento de excedentes de alimentos confecionados irá doar sobras alimentares em boas condições no final do evento a famílias carenciadas locais.

 

Inscreve-te na Newsletter para receber todas a novidades


Inscreve-te na Newsletter para receber todas a novidades